Equipe

Nossa equipe é caracterizada pela multidisciplinaridade, alta qualificação técnica e alta performance. A empresa também possui uma ampla rede de colaboradores e consultores externos por todo o país, o que garante capilaridade e diversidade na prestação dos serviços. Além disso, mantém importantes parcerias e interlocução constante com centros de pesquisa e universidades.


Diretores


Cristina Margoto

Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (1988), foi professora da Universidade FUMEC, onde ministrou disciplinas do curso de Administração. Desde 1993 é Sócia Diretora do Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento de Minas Gerais Ltda – Herkenhoff & Prates. Acumula experiência de mais de vinte anos em gestão de projetos nas áreas de desenvolvimento organizacional, recursos humanos e educação. Foi gestora de diversos projetos de monitoramento e avaliação nas áreas de educação e saúde. Entre os clientes atendidos destacam-se o Ministério da Saúde, as Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo, UNESCO, INEP - Instituto Nacional de estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, PNUD, Fundação Roberto Marinho e Secretarias Municipais de Educação de São Paulo, Belo Horizonte, Betim, Contagem e Ribeirão das Neves.

Lauro César Prates

Graduado em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Sócio Diretor do Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento de Minas Gerais – Herkenhoff & Prates e professor aposentado do Departamento de Administração da UFES. Sua ampla experiência provém da atuação em mais de 80 projetos de consultoria para empresas públicas e privadas com destaque para desenvolvimento de modelos e processos de gestão empresarial; racionalização de processos; gerenciamento de informação; planos de cargos e salários; sistemas de avaliação de desempenho; pesquisa salarial e estratégias de remuneração. Coordenou a implementação de sistemas de monitoramento e avaliação de programas educacionais. Foi coordenador de diversos concursos públicos para instituições nas esferas federal, estadual e municipal e gestor da área de treinamento e desenvolvimento de Recursos Humanos, sendo responsável pela implementação de cursos abertos e “in company” nas áreas gerencial e técnica. 

Mário Herkenhoff Coelho

Mestre em Administração de empresas pela Universidade Miami de Oxford (EUA) e Administrador formado pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES. Possui mais de 40 anos de experiência em projetos de Recursos Humanos e Gestão Organizacional e mais de 20 anos de experiência em Monitoramento e Avaliação de programas e projetos, experiência acumulada principalmente na iniciativa privada como Sócio Diretor da Herkenhoff & Prates Consultores Associados (em Vitória/ES) e do Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento de Minas Gerais – Herkenhoff & Prates (em Belo Horizonte/MG). É professor aposentado da UFES, onde ministrou disciplinas no Curso de Administração. Empreendedor ativo, divide hoje suas atividades entre a Herkenhoff & Prates e o Instituto do Gesto Bom (onde também é Sócio Diretor e Fundador), exercendo papel de coordenação de negócios sociais e programas em geral. 

Guilherme Rodrigues

Diretor Técnico da Herkenhoff & Prates - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento. É mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais, por onde é licenciado em Sociologia, e doutorando em Ciência Política pelo DCP/UFMG. Foi bolsista PET (CAPES/Sesu) no período 2005/2006 e Editor Executivo da Revista Três Pontos. Atua na área de Políticas Públicas, além de coordenar projetos desenvolvidos pela Herkenhoff & Prates, em especial nas áreas de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas e Projetos Sociais. Foi coordenador de equipe de pesquisa no projeto “Monitoramento e Avaliação dos Egressos”, da Diretoria de Avaliação Institucional da UFMG, de março de 2005 abril de 2008. Atualmente, é Coordenador de Monitoramento e Avaliação do Programa de Educação Profissional-PEP (2010-atual), do Governo do Estado de Minas Gerais, e do Programa VENCE (2012-atual), do Governo do Estado de São Paulo.


Consultores


Bruno Melo

É graduado em Gestão Pública pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Acumula experiência em monitoramento e avaliação de programas educacionais e em elaboração de pesquisa tipo survey. Trabalha como coordenador de atividades e analista de dados quantitativos, com destaque para análise de dados em painel, análise espacial, elaboração de instrumentos de coleta de dados e indicadores sociais. Foi capacitado pela Oxford Poverty and Human Development Initiative – OPHI para aplicação do Índice de Pobreza Multidimensional – IPM. Atua também na elaboração de ferramentas online de monitoramento e gestão de políticas públicas e projetos sociais. Como pesquisador, as áreas de interesse abrangem: federalismo fiscal, política pública educacional, modelos de gestão pública e migração.

Carolina Proietti Imura

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP (2001) e mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Especialista em elaboração, gestão e avaliação de projetos sociais pela UFMG (2007) e em saúde coletiva pela FMUSP (2002). Tem experiência nas áreas de psicologia e sociologia. Foi diretora de gestão da informação e pesquisa da Secretaria de Defesa Social do estado de Minas Gerais, sendo uma de suas atribuições a adequação do sistema informatizado para as necessidades do programa de atendimento às medidas socioeducativas. Compôs também a assessoria de articulação, parceria de participação social da Secretaria Geral da Governadoria de Minas Gerais, onde assessorou a utilização do Índice de Pobreza Multidimensional (IPM) em programas sociais do governo do estado. Atualmente é consultora da Herkenhoff & Prates, com foco em avaliação e monitoramento de políticas públicas e elaboração de projetos sociais.

Clarice Mendonça

Cientista social, mestra em ciência política e técnica em administração de empresas. É consultora em projetos de monitoramento e avaliação de políticas públicas, responsabilidade social e sustentabilidade, desempenhando funções de atendimento, elaboração e análise de pesquisas, produção de relatórios e publicações. Como pesquisadora, especializou-se nas áreas da cultura e comportamento políticos. Desenvolveu habilidades em metodologias quantitativas e qualitativas, tendo atuado desde o planejamento, aplicação, tratamento e análise de pesquisas. Como consultora em comunicação empresarial, trabalhou junto a organizações de grande a pequeno porte, públicas e privadas, desenvolvendo projetos de pesquisa, diagnóstico, planejamento e execução de ações de comunicação, nas áreas do jornalismo, da publicidade e das relações públicas. Tem experiência em gestão empresarial nas áreas de planejamento estratégico e marketing, tendo desenvolvido ações de mapeamento, tradução e execução da estratégia corporativa e projetos de gestão da imagem e posicionamento mercadológico.

Fernanda Guimarães

Estudante de Engenharia Ambiental pela faculdade UNISA. Trabalhou como Técnica em Licitações nas áreas de informática e na indústria e comércio de produtos hospitalares. Atualmente atua como assistente de Projetos de monitoramento e avaliação, auxiliando nas ações sistemáticas de acompanhamento de processos e resultados. Atua como suporte técnico nos sistemas de Monitoramento e Avaliação, realizando testes de regras, elaborando manuais e orientando os usuários na utilização. Realiza atendimento a clientes e pesquisas qualitativas por telefone.Efetua busca de processos licitatórios de interesse da empresa em áreas especificas e participa de pregões eletrônicos.

Francisca Prates

Mestre em Ciências da Educação, licenciada e bacharel em Ciências Sociais pela UFMG. Atua há oito anos como consultora de Responsabilidade Social Empresarial e em Licenciamentos, com foco em desenvolvimento socioeconômico sustentável, mapeamento e engajamento de stakeholders, gestão de projetos socioambientais, elaboração de relatórios de sustentabilidade (metodologia GRI), desenvolvimento de metodologias e procedimentos de treinamentos de pessoas, confecção de sistema de indicadores chave para a gestão social, desenho e implantação de política de investimento social privado, estruturação e realização de diagnósticos socioeconômicos, socioambientais e organizacionais. Tem experiência na coordenação de programas de diálogo socioinstitucionais no contexto do licenciamento de mineroduto, minas, usinas siderúrgicas em mais de 40 municípios alocados entre os estados do ES e MG e parques eólicos no estado da BA. Tais atuações deram-lhe mecanismos metodológicos e competências de comunicação para atuar na mediação de conflitos. Prestou serviço para diversas organizações como UFMG, MEC, Antofagasta Minerals, Samarco, Vale, Ferrous, FIEMG, Renova Energia, Grupo EBX, PriceWaterhouseCoopers. Atualmente é gerente da área de Soluções em Sustentabilidade da Herkenhoff & Prates.

Guilherme Silveira

Mestrando em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, na linha “Inovações da Democracia e Tendências da Gestão Participativa”, Bacharel em Gestão Pública pela UFMG (2015) e Técnico em Administração pela Escola Técnica de Formação Gerencial – ETFG do Sebrae-MG (2009). Desde 2013, é Consultor pelo Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento de Minas Gerais – Herkenhoff & Prates, atuando no monitoramento e avaliação de políticas públicas e em programas e projetos nas áreas de educação, gestão pública, responsabilidade social e sustentabilidade. Tem experiência no desenvolvimento de pesquisas; elaboração de questionários; análise de dados quantitativos e qualitativos, primários e secundários, utilizando os softwares Stata, SPSS, R, Microsoft Access e ArcGis; construção de indicadores de resultado; e, elaboração de relatórios analíticos, executivos e de peças de apresentação e divulgação de resultados.

Marcelo Darwich Apgáua

Bacharel em Administração de Empresa e em Ciências Contábeis pela PUC-MG. É ainda Especialista em Saúde Pública pela ESP-MG e em Planejamento Público pela FUNDAP-SP. Atualmente, é consultor em Gestão Organizacional e em Programas de Promoção de Saúde. Foi gestor de unidade hospitalar de alta complexidade e analista de rede de saúde e de urgência. Possui experiência em sistemas mistos de Planejamento Estratégico e Operacional, incorporando tecnologias de Balanced Scorecard, Planejamento Estratégico Situacional – PES, Planejamento Estratégico (SWOT). É analista e gestor da rede www.valeaprender.com.br, coordenador do programa de capacitação à distância do SEST/SENAT – Rede Transporte de TV, com 18.000 treinandos/mês. Foi coordenador da produção de 600 Vídeo-aulas e materiais de apoio, responsável pela gestão de informação e capacitação de profissionais do Programa IPSEMG-Família, modelo de atenção integral à saúde para 300.000 usuários em 32 cidades mineiras (1999 – 2003). Pesquisador Nível A – CNPq Gestão de Informações em Saúde – 2001 / 2003. Consultor da UNESCO e PNUD junto ao Sistema de Informações sobre Orçamento Público em Saúde – SIOPS – 2001; e Planejamento da ANS, Agência Nacional de Saúde, 2004 e 2005 (Plano trianual 2005-2008).

Raissa Burgarelle

Graduada em Ciência da Informação pela PUC-MG (2006), especialista em Gestão Estratégica de Processos de Negócio pela mesma instituição (2008) e em Gestão de Projetos, pelo IETEC (2012). Desde 2007 atua como consultora na Herkenhoff & Prates, em projetos de Melhoria da qualidade de Educação, Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas Sociais e de Educação, na coordenação das atividades de monitoramento e avaliação de projetos, coordenação de equipes de atendimento aos usuários de Ambientes Virtuais, participação em reuniões de acompanhamento dos projetos com gestores, desenvolvimento e acompanhamento de planos de trabalho e cronogramas de execução, implantação e acompanhamento da utilização de ferramenta de gestão de projetos, identificação de necessidades de dados e produção de informações para gestores dos projetos, participação nas definições e regras dos Ambientes Virtuais, realização de treinamentos e elaboração de manuais sobre Ambientes Virtuais para as equipes dos projetos, elaboração de relatórios de acompanhamento dos projetos, e apoio à testagem de interfaces de ferramentas online.