Confira como foi a premiação e os vencedores do VIII Prêmio Hugo Werneck - Todas as notícias

 

A noite de 26 de outubro de 2017 foi especial: pela primeira vez a Herkenhoff & Prates participou como patrocinadora do Prêmio Hugo Werneck  de Sustentabilidade e Amor à Natureza, criado e realizado pelo Grupo Ecológico, integrado pela Revista Ecológico, pela Hiram Firmino Consultoria & Comunicação Ambiental e pelo Movimento Sou Ecológico. 

A oitava edição do Prêmio homenageou o fotógrafo Sebastião Salgado e sua esposa e parceira Lélia Wanick, responsáveis por importantes registros fotográficos e pela transformação da paisagem da Fazenda Bulcão, em Aimorés (MG). Juntos o casal plantou mais de 2,5 milhões de árvores para recuperar a área de 7.000 hectares, antes degradada pela criação de gado. Mais de 300 espécies nativas da Mata Atlântica foram plantadas no local e contribuíram para trazer de volta a água e os animais.

Durante a cerimônia, a diretora da HeP, Cristina Margoto, foi convidada a subir ao palco para realizar a entrega do Prêmio de Destaque Municipal. O vencedor da categoria foi o Projeto Tiradentes Lixo Zero, da Associação Tiradentes Lixo Zero que em 11 meses de atuação já recolheu mais de 93 toneladas de lixo da cidade. 

A premiação teve a participação do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e seus órgãos colegiados – IGAM, IEF e FEAM -, parceria do Sistema Fecomércio MG/Sesc/Senac, supervisão técnica da Fundação Dom Cabral, apoio da Associação Mineira de Defesa do Ambiente (Amda) e da Fundação SOS Mata Atlântica.

Na ocasião foi lançada a edição de Setembro/Outubro de 2017 da Revista Ecológico, que conta com um artigo assinado pela consultora da HeP e diretora colegiada da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação, Carolina Proiette Imura, entitulado "Os Aliados da Responsabilidade Social". 

Hugo Werneck
Ambientalista, Hugo Werneck (1919-2008) foi um dos precursores da consciência ecológica criando há mais de 30 anos o Centro para a Conservação da Natureza, uma das primeiras ONGs na América Latina a empunhar a bandeira do que hoje chamamos de sustentabilidade. Ele acreditava que só o amor poderia mudar a atitude do ser humano em relação ao meio ambiente e à natureza.


Melhor Exemplo de Iniciativa Individual

Sítio Pindorama, do geólogo Gilson Essenfelder

 

Melhor Exemplo de Conhecimento Popular

Projeto Fruta de Sabiá, do ambientalista José Renato Resende


Melhor Exemplo de Educação Ambiental

Movimento Ecos, Escola Superior Dom Hélder Câmara


Melhor Exemplo em Biodiversidade

Projeto Uçá, ONG Guardiões do Mar


Melhor Exemplo em Mobilização Social

Projeto Dá Pé, de Estevão Ciavatta/Pindorama Filmes


Destaque Municipal

Projeto Tiradentes Lixo Zero, da Associação Tiradentes Lixo Zero


Destaque Estadual

Projeto Semente, Caoma/Ministério Público de Minas Gerais (MPMG)


Destaque Nacional

Programa de Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), Governo Federal/Ministério do Meio Ambiente


Melhor Empresário

Rubens Menin, presidente do Conselho de Administração e fundador da MRV


Melhor Projeto de Parceiro Sustentável

“O Rima Tá na Rua”, da Anglo American Brasil


Homenagem do Ano

Sebastião Salgado e Lélia Wanick