Educação no Pará apresenta melhorias significativas - Todas as notícias

Consórcio Pró-educação, formado pelas organizações TractebelHerkenhoff & Prates e Agenda Pública, está estruturado e atuando em Belém/PA há cerca de 12 meses no apoio ao Escritório de Projetos (EP), da Secretaria de Estado da Educação do Pará (SEDUC/PA). O órgão é responsável pela implantação do Programa de Melhoria da Qualidade e Expansão da Cobertura da Educação Básica – ação política do Governo do Estado que congrega instituições públicas e privadas de vários setores.  

 

O programa trabalha de forma a elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Estado, atuando na infraestrutura da rede escolar (reforma, ampliação e construção de novas escolas) e, por meio de monitoramento, avaliação de desempenho e gestão escolar, na qualificação de professores. Seus resultados já vêm se expressando com o último Censo Escolar da Educação Básica, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Dentre esses resultados, destaca-se a taxa de distorção idade-série, que representa a quantidade de alunos cursando a série escolar indicada para sua faixa etária: entre 2010 e 2017, o Ensino Fundamental paraense nas redes pública e privada registrou uma redução de quase 10% na taxa de distorção. 

 

Matrículas abertas 

Estudantes com idade a partir dos 13 anos que pretendem continuar os estudos têm até o dia 20 de março para se inscrever no Projeto Mundiar e concluir o ensino Fundamental. Alunos de 17 ou mais anos que ainda não concluíram o Ensino Médio também podem participar do programa. 

 

Confira mais informações sobre educação no estado: https://goo.gl/cxDq41.