Saiba como o relacionamento com públicos externos influencia na eficácia do PAE - Todas as notícias

A importância do relacionamento com os públicos externos foi tema da palestra ministrada pelos consultores da Herkenhoff & Prates Guilherme Rodrigues e Clarice Mendonça no 1º Simpósio Brasileiro de Segurança de Barragens (SIBRASB) que aconteceu em Ouro Preto, MG, nos dias 28 e 29 de junho de 2018.

Para os palestrantes, o desafio do Plano de Ações Emergenciais (PAE) não é a sua elaboração, mas fazê-lo funcionar quando necessário com resposta rápida e eficiente. Para isso, ressaltam que é preciso que seja construído de forma conjunta e participativa com os públicos de interesse, garantindo que todos os responsáveis e partes envolvidas estejam cientes das suas funções e, especialmente, acreditem no plano e sintam-se seguras. É importante também, comunicar seu conteúdo de maneira eficaz e garantir atualizações constantes.

Alguns pontos foram abordados como problemas comuns e que podem ser contornados na construção dos planos. São eles:

- Construção do PAE a portas fechadas; Falta de articulação entre os públicos envolvidos;

- Falta de transparência; Linguagem e treinamento inadequados;

- Comunidades do entorno com baixa informação, predominando clima de incerteza e medo;

- Desconfiança em relação ao empreendimento.

Para Clarice Mendonça, considerar os saberes locais e envolver os públicos na construção dos planos é essencial. “Tem que ter um processo estruturado para se levar em conta a realidade de cada comunidade, o perfil dos públicos e a forma com que cada membro precisa atuar. Aí sim os conceitos do PAE poderão ser interiorizados pela população e aplicados com eficácia em casos de emergência”, explica. Outro ponto discutido foi o relacionamento e troca de informações entre empreendimento e comunidade. “A comunidade também precisa conhecer o empreendimento, entender como funciona e receber informações claras em linguagem adequada e transparente, gerando confiança e segurança”, pontua.

A Herkenhoff & Prates atua junto às organizações na elaboração ou revisão de seus Planos de Ação Emergencial de modo a criar um material consistente e eficaz. Os serviços incluem apoio no envolvimento dos públicos (comunidade, empreendimento, órgãos públicos etc.), na divulgação das informações, no treinamento e simulados de todas as ações necessárias. 


Gostaria de receber a apresentação em PDF? Solicite pelo e-mail hep@hpconsultores.com.br