Preparando a avaliação do projeto Cuidando do Futuro - Todas as notícias

Neste semestre, iniciamos um novo trabalho em parceria com a Fundação Roberto Marinho: a avaliação do projeto Cuidando do Futuro, iniciativa na área de educação ambiental para alunos dos primeiros anos do Ensino Fundamental. O projeto tem sido implementado em 33 escolas de todas as regiões do país.

Em 2015, nós avaliamos a contribuição do projeto para a disseminação de valores socioambientais entre as crianças do 1º ano do Ensino Fundamental e este ano, o foco são os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental.

A avaliação do projeto envolve métodos quantitativos e qualitativos, coletados junto a professores, orientadores pedagógicos e alunos das instituições de ensino participantes. Observações em campo, entrevistas, questionários online e oficinas criativas com as crianças foram algumas das estratégias que adotamos para garantir um olhar abrangente e criterioso sobre a implementação do Cuidando do Futuro e seus efeitos. Antes de ir a campo, estamos fazendo o planejamento deste trabalho e revisando as categorias analíticas e estratégias de pesquisa, considerando o que funcionou e o que será mais adequado ao perfil das crianças e dos profissionais que atuam com este grupo.

Este é o tipo de avaliação que gostamos de abraçar, pela sua dimensão geográfica, abrangência e possibilidade de utilizar diferentes métodos para garantir uma análise ampla e útil para a gestão do projeto. Acompanhe aqui as novidades do trabalho!